terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Fight Night Round 4
Para muitas pessoas, "Fight Night Round 3" serviu mais para ganhar alguns pontos de Conquistas fáceis no Xbox 360. A verdade, porém, é que o jogo, além de ser uma das melhores demonstrações do poder da geração atual de consoles na época de seu lançamento, também transformou a série em uma referência absoluta no gênero. Agora, anos depois e sob tutela de uma equipe completamente diferente, "Fight Night Round 4" chega para honrar a franquia e se estabelece como o maior jogo de boxe da atualidade, graças a seus visuais impressionantes e rico sistema de combate.
Realismo suado
O esquema de controles segue com o Total Punch Control, aquele sistema que utiliza os dois direcionais analógicos para a ação. O esquerdo é encarregado da movimentação enquanto o direito é usado para desferir golpes; neste, os braços do lutador respondem aos movimentos e toques de acordo com a direção acionada. Os botões superiores do controle servem para esquiva, bloqueios e os golpes mais poderosos; funcionando sempre em conjunto com os analógicos.
Pode parecer um esquema complicado no começo. É necessária uma boa dose de coordenação para acionar tudo com precisão, contando ainda com os botões frontais que se encarregam de agarrar ou atirar o adversário contra cordas ou até mesmo apelar para golpes ilegais. Mas tudo funciona de maneira intuitiva. Logo dá para se acostumar e perceber que tudo funciona com extrema perfeição, com ritmo dinâmico e golpes que se encaixam com incrível fluidez.
Há de se levar em conta, ainda, o estilo de cada lutador e suas características físicas. Aqueles com maior envergadura se dão melhor em golpes distantes, enquanto os menores são mais indicados para combates mais próximos. A quantidade de defesas ou ataques bem sucedidos é contabilizada durante as lutas não só para o placar dos juízes, mas também para angariar pontos para seu treinador recuperá-lo entre os rounds- com direito a minigames que aparecem desde o momento em que é preciso se levantar de um nocaute a séries de exercícios, com variáveis graus de sucesso.
É um sistema robusto que cai bem com a espetacular apresentação. Extremamente realista, os modelos dos lutadores são detalhadíssimos, com texturas de pele assustadoramente humanas, além de efeitos de deformação em tempo real. Socos fazem literalmente os músculos balançarem, rostos incharem e o suor voar pelos ares. Golpes perdidos criam expressões de desapontamento nos combatentes. Tudo sem sinal de lentidão, texturas bugadas ou problemas de colisão. Só a trilha é que parece destoar um pouco do conjunto, com uma seleção eclética e moderna demais para um jogo que se orgulha de trazer grandes campeões do passado.
O esquema de carreira volta com tudo no jogo, que agora permite que você mexa no calendário de lutas e mantenha estatísticas sobre sua popularidade. Claro, a possibilidade de criar um lutador já é obrigatório neste tipo de jogo, mas mas provavelmente os jogadores se sentirão mais inclinados a explorar o Legacy Mode, que traz figuras lendárias dos ringues. Mike Tyson, Muhammad Ali, George Foreman, "Sugar" Ray Leonard, Joe Frazier, Júlio César Chavez e vários outros dão as caras e podem ser controlados desde o início.
O jogo também aceita câmeras dos consoles para que o jogador utilize seu próprio rosto. Isso é especialmente interessante no multiplayer online, já que lutadores criados podem ser compartilhados. E a própria experiência online se torna mais interessante do que o modo para um jogador, graças à natureza pouco adaptativa da inteligência artificial, que tenta utilizar sempre as mesmas estratégias. Pela internet, jogadores podem encontrar rivais bem mais criativos, ainda que o campeonato não seja dos mais robustos e que as três categorias misturem os lutadores sem muito critério.
"Fight Night Round 4" é um espetacular jogo de boxe, provavelmente o melhor já desenvolvido. O sistema de combate é bastante completo, com uma resposta eficiente de comandos e boa profundidade. Os modos de carreira também funcionam bem, principalmente pela possibilidade de jogar com lendários lutadores, com visuais realistas impressionantes, com direito a deformações em tempo real e expressões variadas dos pugilistas, é um jogo obrigatório para entusiastas do esporte.