sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Kane & Lynch 2: Dogs Days


Xangai é um lugar sujo e decrépito, a ascensão da economia chinesa não é insinuada um momento sequer, porém é vista pelos prédios de vidro engolindo as vielas estreitas dos bairros residenciais. Lá é o novo lar de Lynch, que continua a fazer trabalhos escusos para todo tipo de criminoso disposto a pagar uma boa grana.

Porém, o reencontro com o parceiro Kane dá oportunidade para tiroteios sem fim pela cidade mais populosa da China. O motivo não poderia ser mais banal: em um momento de desespero Kane mata a pessoa errada - a filha de um grande mafioso.

A partir desse ponto a história mostra seu grande ponto fraco: na tentativa desesperada de manter o suspense, nada é dito. Basta seguir em frente e atirar em tudo o que se move - e muitas coisas se movem. A matança acaba ofuscando as personalidades distintas dos protagonistas, tão enfatizadas no primeiro título e dá pouco tempo para o jogador respirar e prestar atenção nas conversas. No final tanto faz o porquê, o importante é sobreviver para chegar ao fim do game e ganhar as Conquistas e Troféus.

As rajadas de metralhadoras ao menos mostram que os dois aprenderam a apertar o gatilho com eficiência, representando uma significante melhora na mecânica de jogo em relação ao título anterior. Os armamentos agora são bem distintos uns dos outros e existe sempre uma arma para cada ocasião. Se o combate é em locais fechados, uma escopeta; se for em campo aberto, um rifle de precisão e, entre as duas extremidades, pistolas, metralhadoras ou rifles de assalto.

Os alvos variam dos simplórios capangas, passam pelos policiais e chegam aos matadores profissionais. Em todos os casos, dotados de uma bela inteligência artificial que trabalha para atacar o jogador pelos flancos.

Dog Days" tem um respeitável modo online que oferece uma experiência mais profunda e divertida. O destaque fica para Fragile Aliance, modalidade na qual os jogadores são divididos em dois times rivais querendo assaltar o mesmo banco.

No início da partida os grupos são unidos, mas no desenrolar do jogo existe a possibilidade de uns se virarem contra os outros, ganhando assim mais experiência e dinheiro. Pode até parecer bobagem, mas é aqui que conseguimos ter um vislumbre de genialidade da IO Interactive ao criar algo realmente inovador.

Uma variação dessa modalidade é o Undercover Cop, na qual um dos bandidos é um policial disfarçado e tem potencial de tornar cada partida uma experiência sem igual - para isso, basta o jogador saber interpretar o seu papel. Mas as novidades acabam por aqui, pois o terceiro tipo de jogo, Cops & Robbers, é apenas uma variação do já batido Team Deathmatch.