quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Grid

O mercado de jogos de corrida é bastante concorrido, com vários títulos e franquias de peso lutando anualmente pela atenção dos aficionados. A Codemasters, experiente no gênero, consegue se manter sempre em evidência com novidades bastante interessantes. Criadora das séries "TOCA Race Driver" e "Colin McRae", a empresa desta vez não foi muito longe; apenas misturou elementos destes dois tradicionais produtos para criar um game no estilo arcade, fácil de jogar e ao mesmo tempo repleto de opções, que deverá chamar a atenção dos entusiastas.

O mundo de "Grid"

Como na maioria dos jogos de corrida do mercado, "Grid" traz duas opções principais para um jogador: uma com corridas rápidas, repletas de variáveis para customizar o desafio, e o tradicional modo carreira, aqui chamado de "Grid World".

Ao criar seu piloto, você passa a entender o funcionamento: deve correr para conseguir licenças e grana para poder incrementar e comprar novos carros. Não há nada muito novo, mas "Grid" se esforça em aprofundar as suas relações fora da pista.

Velocidade e adrenalina


No início você ainda é um freelancer, um piloto de aluguel para outras equipes. Estes times pagam simplesmente por sua aparição e oferecem bônus caso você cumpra determinados objetivos, como não ficar em uma colocação inferior ao terceiro lugar, por exemplo. As corridas também lhe garantem pontos de reputação, que sofrem de modificadores de acordo com o nível de dificuldade e outras opções. O objetivo é conseguir montar seu próprio grupo e tocar seus próprios negócios.

Uma vez dividindo as tarefas de piloto e empresário, as coisas ficam um pouco mais complexas. Você tem que lidar com patrocinadores e administrar seu dinheiro para conseguir uma boa colocação no ranking de equipes, sem esquecer das melhorias e de negociar bem outros automóveis no sistema de leilões criados pelo Ebay. Novamente, não é um sistema revolucionário, mas que adiciona bastante profundidade e drama a um jogo de corrida, o que é sempre bem-vindo.

Ao redor do mundo

As modalidades de "Grid" são bastante variadas e dão um gostinho especial ao jogo. Há provas específicas para cada região - EUA, Europa e Japão - e, por exemplo, você pode preparar seu freio para competições com drift em terras nipônicas ou utilizar toda a potência dos "muscle cars" americanos em corridas derby.

Há muito o que fazer no jogo, incluindo uma prova das 24 Horas de Le Mans, que funciona, na verdade, em 24 minutos. Pena que a pouca quantidade de carros e pistas à disposição torne certos desafios um pouco repetitivos ao longo da progressão, mas não chega a ser algo tão relevante assim diante da quantidade de coisas com o que se preocupar.

É bom frisar que uma coisa com o qual você não vai se preocupar é com a regulagem fina dos carros ou regras rígidas das variadas modalidades. Por mais que a Codemasters tenha tentado vender o jogo como um simulador, ele na verdade funciona como o elo perdido entre diversões inconseqüentes como "Burnout" e reproduções sisudas como "Forza Motorsport" e "Gran Turismo".

Grid" conta com vários sistemas de assistência para tornar a vida dos pilotos mais fácil e até mesmo com um replay que permite que você, ao constatar que cometeu algum erro durante a prova, retroceda alguns segundos no tempo e conserte a situação - também evitando a possibilidade de perder posições ou mesmo reiniciar a corrida.

O áudio também é acima da média, com todo tipo de efeito sonoro a que se tem direito - e se você possuir um sistema de som surround ficará hipnotizado com o envolvimento acústico, principalmente em momentos mais tensos, como largadas e batidas, com efeitos partindo de todos os cantos. É, literalmente, como estar dentro do carro, ao volante.

As partidas online funcionam bem, sem maiores problemas de conexão. O jogo traz suporte para até 12 jogadores e conta com pistas e carros que você habilita durante a campanha principal e uma série de opções de customização das corridas. É um aspecto que estende ainda mais a longevidade, ainda que não haja maiores recompensas a serem buscadas.