As artes marciais mistas, conhecidas pela sigla MMA, tem sua representação mais popular no campeonato UFC, "Ultimate Fighting Championship", que também faz sucesso nos videogames, em grande parte devido ao jogo "UCF 2009 Undisputed", que marcou a estréia do esporte nos consoles de alta definição, com melhores gráficos e lutas realistas.
"UFC 2010 Undisputed" não dá um salto de qualidade tão grande quanto seu antecessor, mas refina seus pontos fortes e melhora o que não estava tão bom. O visual é o mesmo de "UFC 2009", com lutadores detalhados e belas arenas que se sujam de sangue durante os embates. Da mesma forma, a mecânica das lutas é a mesma, o que é um alívio para quem jogou a edição do ano passado e não quer enfrentar uma nova batelada de tutoriais.
Para os recém-chegados, é importante submeter-se aos longos tutoriais e praticar bastante, pois, por trás da simplicidade dos comandos básicos, há um sistema profundo de movimentos, defesas, golpes e contra-golpes, que muda e se adapta para cada situação. Lutar de pé é diferente de lutar no chão ou agarrado ao oponente, preso no canto do ringue. Dominar as sutilezas do sistema é obrigatório para avançar na carreira e sobreviver aos desafiantes nas partidas online.
Maior variedade dentro do ringue
Novos estilos de luta estão presentes, devido a introdução de novas estrelas do esporte na competição. Caratê, Sambo e Luta Greco-Romana tem seus próprios movimentos e estratégias de luta, bem como lutadores que representam esses estilos, como o carateca brasileiro Lyoto Machida. O plantel de lutadores de "UFC 2009" contava com cerca de 80 astros das artes marciais, um número respeitável, mas que parece pequeno perto de "UFC 2010 Undisputed", que oferece mais de cem atletas, fielmente representados em suas feições, trajes, golpes característicos e comemorações.
As arenas, juízes e comentaristas seguem essa linha e são reproduções do torneio real. O clima das lutas é espetacular, com narrações exaltadas e a participação da platéia. Infelizmente, entre uma luta e outra o jogo apresenta menus simples e telas de carregamento demoradas, que tiram um pouco da empolgação que acompanha o jogo dentro do Octagon, o famoso ringue que é marca registrada de "UFC". No modo Carreira, onde são uma presença constante no treinamento e preparação do lutador.
Conquistar o título é só o começo
"UFC 2010" oferece uma boa variedade de modos de jogo, desde as lutas simples e o modo Carreira, até Eventos, Torneios e duas variações de disputa de título. No primeiro, o jogador deve lutar contra uma série de adversários para conquistar o cinturão de campeão. Após a vitória, surge o modo Title Defense, que coloca o jogador contra doze oponentes em busca do seu título. Outra modalidade interessante é o Ultimate Fights, que retrata as melhores e mais famosas lutas, submissões e nocautes da história do torneio e coloca nas mãos do jogador reproduzir os resultados das lutas reais ou mudar a história.
Na Carreira, o jogador cria e desenvolve seu próprio lutador, desde o anonimato e lutas amadoras até as disputas de título transmitidas por Pay-Per-View. Administrar as habilidades e o treinamento é parte importante do jogo, tanto quanto aprender os comandos e dominar a execução dos golpes dentro do ringue. O treinador, porém, poderia ser mais eficiente, sugerindo séries de treinamento, por exemplo, ao invés de se limitar aos comentários óbvios entre os assaltos, como "Vai lá, acerte ele!" ou "Você consegue!".
Quem aprecia uma boa jogatina com os amigos vai se divertir com o Online Camp, em que os jogadores formam um grupo com seus lutadores, e as vitórias dos integrantes somam pontos em um placar geral do grupo. O Online Camp também é integrado ao modo Carreira e o jogador pode treinar com seu lutador em lutas online, ganhando pontos de experiência para evoluir o lutador.
Espaço para melhorias
A maior queixa em relação ao jogo anterior era a lentidão das lutas, arrastadas e com movimentos travados, principalmente durante as submissões. "UFC 2010 Undisputed" está bem mais rápido e com movimentos fluídos, que tornam as lutas muito parecidas com o combate real. A ausência de indicadores de energia ou vigor tornam as batalhas ainda melhores, com um efeito visual que coloca a imagem em preto e branco quando um dos lutadores está tonto ou prestes a ser nocauteado.