sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Conan
O jogo respeita o universo bárbaro de Conan com muito sangue, desmembramentos e até mulheres com seios à mostra, algo que o público masculino certamente não tem do que reclamar. Trata-se de um título de diversão cujo principal requisito é colocar o cérebro para descansar e pressionar freneticamente os botões. Em alguns momentos (raros, mas eles existem), é preciso resolver algum quebra-cabeça ou enfrentar chefes executando comandos na hora contextuais.
Como o leitor já deve ter suspeitado, o foco de "Conan" é no sistema de combate que, basicamente, permite ao herói empunhar não apenas espadas, lanças e machados, mas também elementos dos cenários ao seu redor. Felizmente, esse é o aspecto do jogo que mais empolga e que funciona sem maiores problemas: além da grande variedade de golpes e lâminas, o jogador ainda tem a oportunidade de comprar novos movimentos com os orbes - ou runas - coletados ao longo da sua jornada.
Em suma, basta abrir um menu especial e selecionar os combos desejados - desde que se possa pagar, é claro - para que eles sejam automaticamente assimilados. Nesta "loja", o interessante é que há opções para todos os gostos: ataques mano-a-mano, com escudo, com uma espada ou, por fim, com duas lâminas.
Dito e feito, "Conan" não deixa espaço para reclamações quando o assunto é a pancadaria propriamente dita: além de ataques convencionais, o bárbaro pode se valer de movimentos especiais como agarrões, empalações e desmembramentos. O destaque fica por conta dessa última opção, cortesia de uma série de golpes denominada Grappe Kills. Neste caso, o jogador deve se defender no momento exato em que um inimigo atacá-lo para, em seguida, pressionar o botão sugerido pelo computador. Caso faça tudo corretamente, o resultado será uma execução especial que poderá consistir em partir o inimigo ao meio, pisotear sua cabeça inúmeras vezes ou, entre muitas outras possibilidades, simplesmente arrancar o seu coração com o próprio punho.
Por conta da trama por trás do game, que coloca Conan em busca de fragmentos da sua armadura mágica, a variedade de cenários é mais um ponto interessante; embora a duração da aventura não passe de cerca de 5-6 horas na dificuldade máxima, o jogador que ousar ir até o final da história passará por ambientes como selvas, cavernas, templos antigos, navios abandonados e vilarejos medievais.
O jogo possuí uma direção de arte interessante e um sistema de iluminação bastante agradável,No que diz respeito à sonoridade, o game conta com composições medievais relativamente decentes e com uma dublagem competente. Para fãns de Gratos e cia, vale a pena uma conferida no game do barbaro mais famoso dos cinemas