terça-feira, 10 de agosto de 2010
MotorStorm
De longe, "MotorStorm" tem os melhores gráficos para o PlayStation 3. É simplesmente impressionante a complexidade dos veículos, que foram reproduzidos em detalhes. Praticamente todas as estruturas estão presentes, como os eixos e a suspensão, e isso gera animações realistas e complexas. Isso aparece bem principalmente nas batidas e capotagens, em que você vê cada peça se desvencilhando do carro, tendo uma das simulações de danos e de deformação das mais espetaculares já vistas (ao menos no plano estético). Tem até mesmo um modelo completo de piloto, algo mais que evidente nas motos, ATVs e buggies.
Os cenários também são belíssimos e os vários tipos de pistas são facilmente diferenciáveis. Um chão de terra seca reage de um jeito bem diferente das partes de lama, por exemplo. Em todo caso, onde os carros passam, deixam marcas, e isso é bem visível nos terrenos molhados. É lama, terra e pó para todos os lados, que respingam na lataria e na câmera.
Todas as modificações feitas na pista são permanentes durante a prova: desde sinais de pneu e galho de árvores até barracos inteiros destruídos. Nem tudo é perfeito, pois há texturas e objetos (como algumas árvores) que não condizem com a qualidade geral, além de a sombra ser bem quadriculada.
No entanto, o maior responsável pelo esplêndido visual é a iluminação. A representação do sol, principalmente, faz com que toda a composição visual fique natural. Sim, o efeito de luz tende para o discreto, mas deixa uma marca indelével nos espectadores. "MotorStorm" usa muito bem as técnicas de iluminação, como o HDR (que melhora o contraste entre as partes escuras e claras) e o gloom (que reflete a luminosidade provocando um efeito similar ao esmaecimento de contorno). Naturalmente, a qualidade visual mostra sua plenitude numa TV de alta definição, mas mesmo num modelo convencional, o resultado é muito expressivo.
Dando perda total
Tanto os personagens como os carros são regidos por uma simulação de física bem acurada, que resulta em capotagens verossímeis. Você pode ver o resultado das leis da natureza principalmente nos acidentes: a interação de cada objeto entre si e com o cenário. Isso é particularmente visível com as motos: basta prestar atenção ao piloto, e ver como ele mexe braços e pernas e "quica" no ambiente ou em outros carros.
A física é um fator importante em títulos como "MotorStorm", que é uma espécie de corrida de vale-tudo. Ou seja, tão importante quanto correr, é impedir que os outros fiquem inteiros. Não que os danos prejudiquem o desempenho dos carros (não existe essa programação), mas já atrasam os adversários. Aliás, eles tentam fazer o mesmo com o jogador. Esse festival de ferro retorcido é uma das partes mais emocionantes (tanto melhor quando você não está envolvido, óbvio).
A trilha sonora é típica desse tipo de game, composto basicamente por rock (mas também tem um pouco de techno) de bandas como Nirvana, Queens of the Stone Age, Wolfmother, Spiritualized e Slipknot. A sonoplastia também está excelente, desde o ronco dos motores até a explosão.
Jogo sujo
A boa sacada do game está no fato de vários tipos de veículos - desde as motos até os mais corpulentos dos caminhões, passando por ATVs e "big foots" - participarem todos juntos na mesma corrida. Naturalmente, a estratégia varia para cada categoria.
Como se pode imaginar, as motos são ágeis e passam por locais estreitos, mas são mais suscetíveis a terrenos acidentados e aos obstáculos, que inclui, também, os carros e caminhões adversários. Por outro lado, os veículos maiores são mais lentos, difíceis de controlar, mas lidam melhor com as imperfeições da pista e podem passar por cima de barreiras, como cercas ou uma pilha de chassis velhos. Com isso, além da variedade de trajetos dentro da pista, a Evolution Studios consegue equilibrar as chances de cada jogador, independente do tipo de veículo.
Existe uma evidente diferença de dirigibilidade entre as sete categorias de veículos. Os controles não têm exatamente um viés realista, apesar da boa acuidade na simulação de física - o estilo fica num meio termo entre o arcade e o simulador de corrida. Apesar de existir um equilíbrio entre as condições de cada categoria, os caminhões são os que provêem menor adrenalina, por sua baixa velocidade e a limitação de locais para trafegar. Além disso, são poucas as cenas em que você usa o "jogo de corpo", uma das maiores vantagens desse tipo de automóvel.
Por outro lado, os carros e as motos tradicionais são as que mais proporcionam diversão, ao menos para os iniciantes, devido à fácil manobra. Quem optar pelas duas rodas ainda poderá matar saudades de um clássico, "Road Rash", com seus socos e pontapés para cima de seus adversários motoqueiros.
As pistas oferecem caminhos para cada tipo de veículo. Em geral, os terrenos mais altos são para os veículos mais leves: são mais estreitas e estão cheios de obstáculos como rampas. Já as partes mais baixas são curtas mas enlameadas, propícias para os caminhões. Existem também muitos obstáculos pelos quais os veículos grandes podem passar por cima, enquanto os outros são obrigados a contornar. Mais uma vez, esse tipo de construção inteligente das fases faz com que as competições sejam equilibradas. Além disso, o arrojo das pistas, como as grandes rampas, propicia muita emoção.Enfim, todos esses elementos fazem de "MotorStorm" um game cheio de adrenalina e bem variado.
O modo online comporta até 12 pessoas e aumenta o fator replay do jogo.