segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Eternal Sonata
"Eternal Sonata" é o primeiro jogo completamente desenvolvido pela Tri-Crescendo, que trabalhou em co-parceria com a Monolith Soft nos dois títulos da série "Baten Kaitos", para Gamecube. Trata-se de um RPG que mistura a delicadeza e graciosidade dos animes com uma história de ficção incomum, baseada nos últimos momentos da vida do renomado compositor Frédéric Chopin.
O jogo se passa em um mundo onírico criado pelo próprio Chopin em seu leito de morte. O músico é um personagem jogável, que viaja por este universo alegre, colorido e cheio de vida, em contraste à sua condição de tuberculoso em estado terminal. Nele Chopin descobre que pessoas com doenças mortais são milagrosamente capazes de utilizar magia, mas que são renegadas pela sociedade devido ao medo de contágio.
Ao se identificar com a garotinha Polka, capaz de curar ferimentos com as mãos em decorrência de sua doença mortal, Chopin decide acompanhá-la em sua jornada até o palácio do Conde Waltz, em busca de uma solução para as dificuldades enfrentadas por sua família. A história vai se tornando cada vez mais rica com seu desenrolar, passando a envolver temas como ambição, solidariedade, preservação do meio-ambiente e preconceito.
.
A primeira coisa a ser notada no jogo é seu visual belíssimo e charmoso. Não há como não se encantar com os cenários bucólicos, campos floridos e cidades cheias de vida e cor. Os designers e artistas de "Eternal Sonata" passaram longe da tendência do foto-realismo que predomina na nova-geração de consoles e criaram um universo em 3D deslumbrante e criativo.
Todos os personagens possuem um minucioso tratamento em "cel-shading" (técnica digital que aproxima o 3D do desenho em duas dimensões feito à mão), com bordas e sombras sutis, resultando em modelos incrivelmente delicados. O nível de detalhamento e definição das vestimentas e dos cabelos dos personagens mostra que aos poucos os jogos eletrônicos se aproximam da animação cinematográfica em termos de técnica e capacidade artística.
A melancolia das músicas de Chopin está espelhada não só na história como no próprio semblante dos personagens, principalmente da alva e pálida Polka. As expressões faciais, no entanto, poderiam ser um pouco menos limitadas, para aumentar a dramaticidade durante as cenas animadas. A sincronia labial também merecia um melhor tratamento, pois não acompanha as falas com precisão. Vale lembrar que a dublagem em japonês também está presente na versão norte-americana do jogo.