segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Pure
Na geração passada, jogos de corrida com quadriciclos (ou ATV, sigla de all-terrain vehicle, no inglês) ganharam bastante destaque, principalmente entre os donos do PlayStation 2. Dentre eles, está a série "ATV Offroad", desenvolvida pelo estúdio Climax, o qual foi comprado pela Disney Interactive e agora, sob o nome de Black Rock Studio, traz "Pure" à atual geração de consoles e PC.
Ampliando o que já havia sido feito no passado, "Pure" traz uma mecânica bastante divertida e descompromissada, focada em corridas intensas, para não dizer absurdas, em cenários paradisíacos. Aqui, além de velocidade, as mirabolantes acrobacias aéreas são indispensáveis para vencer. Para isso, você correrá em pistas repletas de rampas naturais, como dunas e aclives e, com a ajuda da física exagerada, conseguirá realizar saltos extraordinários, permitindo a realização das acrobacias.
Os controles são bastante funcionais e respondem com precisão. Controlar seu quadriciclo é uma tarefa fácil e raras são as curvas que exigem o uso do freio. A idéia é acelerar o tempo inteiro e, graças às pistas geralmente largas e espaçosas, é fácil manter o controle de seu veículo. Porém, as corridas vão muito além disso.
Acrobacias com estilo
Cada manobra aérea realizada aumenta seu medidor de turbo, que é dividido em quatro níveis, cada qual representando um tipo de acrobacia: simples, intermediária, avaçada e especial. Quanto mais avançada for a acrobacia, maior é a quantidade de turbo adquirida e mais tempo ela levará para ser realizada, o que significa que você precisará de saltos muito altos se quiser fazer aquela pirueta mirabolante sem se esborrachar no chão. Contudo, quando você utiliza o turbo de fato, o medidor diminui, fazendo com que você perca aos poucos os níveis de acrobracia conquistados.
Tais manobras vão das mais simples, em que o corredor levanta os braços durante o salto, por exemplo, até as mais absurdas, fazendo com que seu personagem permaneça de pé sobre o quadriciclo, fingindo tocar uma guitarra por alguns segundos, tudo isso em pleno vôo, é claro. Para realizá-las, é preciso pegar impulso durante a passagem pelas rampas, fazendo com que seu veículo salte mais alto, pressionar o botão correspondente ao nível da manobra e mover o direcional para alguma direção. Ao todo, são oito direções, uma para cada acrobacia daquele nível, resultando em uma pose única.
Manobras repetidas garantem menos turbo, portanto é preciso variar. Combinando o botão da manobra com um botão de ombro do controle você pode, ainda, estender a acrobacia, o que exige mais tempo para sua realização mas resulta em mais turbo. Esse engenhoso sistema permite que o jogador realize as piruetas mais malucas, combinando as dezenas de opções disponíveis de maneira simples e divertida.
As três diferentes categorias de corrida dão mais variedade ao jogo. São elas Race, competições tradicionais cujo objetivo é terminar uma corrida de três voltas e obter a melhor colocação possível; Freestyle, na qual ganha quem fizer mais pontos com as acrobacias, combinando as manobras para realizar combos que multiplicam sua pontuação e coletando itens especiais e Sprint, focada na velocidade em pistas curtas e com um número reduzido de saltos.
Ao completar as corridas do modo carreira, o jogador é presenteado com novas partes para seu veículo, que podem ser adicionadas na garagem, que conta com um interessante sistema de troca de peças e contrução automática de quadriciclos.
No começo, o jogador tem à disposição um número limitado delas, e combinando uma a uma, geram veículos únicos, com atributos diferentes para aceleração, velocidade, direção etc. É possível também personalizar seu veículo, alterando as cores de cada parte e adicionando adesivos. Se você não tiver paciência para montar seu quadriciclo ou trocar as peças por partes melhores, há um eficiente sistema de criação automática, que gera na hora um veículo novo e único.
Beleza radical
O espetáculo de "Pure" se complementa com o visual embasbacante dos cenários, que recriam com precisão as regiões montanhosas, desérticas e paraísos naturais nas quais eles se baseiam. Apesar do incrível nível de detalhamento e enorme extensão dos cenários, raros são os pop-ups, aqueles objetos que aparecem "do nada" no campo de visão do jogador. Além dos saltos médios, quase todas as pistas trazem rampas que mandam o jogador pelo ares, permitindo observar toda a extensão da pista, enquanto a música de fundo dá lugar ao silêncio ideal para a contemplação do momento.
Há uma grande variedade de pistas, que somam 50 circuitos, divididos em 12 áreas diferentes. A maioria deles trazem múltiplos caminhos a seguir, que se convergem ao longo do percurso, trazendo diferentes obstáculos e rampas, algumas mais altas que outras. Portanto, cabe ao jogador conhecer melhor cada fase para ter acesso às melhores rampas e ao menor percurso.
O robusto modo online para até 16 jogadores é um tanto divertido, trazendo os três modos presentes na modalidade single-player e um extra, em que os competidores correm contra o tempo e ganham pontos pelos melhores saltos, manobras e voltas.