Sonic é um dos personagens mais famosos da indústria de videogames. Seus primeiros jogos ainda são muito jogados por meio de emuladores e, também, na Xbox LIVE, onde Sonic the Hedgehog (1991) está disponível. Infelizmente, após Sonic Adventure 2, Sonic começou a cair de qualidade.
Jogos que são pura invenção, como Sonic Heroes, e outros que possuem uma boa idéia, mas muito mal executada, como Sonic the Hedgehog (2006) preocuparam os fãs, e a SEGA. A empresa decidiu então voltar ao que fez a série ser um sucesso.
Juntando a jogabilidade dos primeiros jogos em 2D, com a jogabilidade 3D de Sonic Adventure (tanto que o nome de Sonic Unleashed no Japão é Sonic World Adventure 3), além da duvidosa criação do Werehog, a promessa é de que Sonic voltaria ao sucesso das origens.
De fato, a base principal do jogo é Sonic Adventure 1, onde a exploração acontecia, porém sem tantos personagens jogáveis. Algumas fases são definitivamente baseadas neste jogo, como a fase do Tornado, avião construído por Tails e algumas mais “radicais”, no sentido de aventura mesmo.
O jogo também apresenta algumas novidades. O jogador pode decidir por escolher qual caminho quer seguir, e optar por não seguir o caminho que o jogo indica. As lojas acabaram, e no lugar delas, você pode evoluir o seu personagem no final de cada fase, em determinadas características.
A Hedgehog Engine foi feita especialmente para esse jogo. E mostra que a Sega decidiu definitivamente por dar um estilo mais casual ao jogo. As pessoas possuem faces simples e demonstram suas emoções com desenhos que aparecem em volta de seus rostos. Se ela está depressiva, por exemplo, lágrimas irão aparecer.
Isso também é mostrado no desenho dos inimigos do Werehog. Simples e fantasiosos, eles possuem um estilo totalmente diferente dos inimigos do Hedgehog, que são, no geral, robôs.
Por último, vale destacar que as CGs do jogo são magníficas, como já era de se esperar. Valem a pena ser vistas, além de serem curtas, o que facilita para quem não quer ficar vendo a história do jogo.
Dois estilos diferentes de se jogar
A dúvida maior dos fãs de Sonic é a divisão entre a adrenalina de correr sem parar e fases mais lentas. Para facilitar o entendimento, vou abordar cada um desses estilos separadamente, e depois vou interligar, para ver como eles funcionam no contexto do jogo.
Do lado de Sonic The Hedgehog, o Sonic Team decidiu aceitar as sugestões dos fãs de colocar uma jogabilidade 2,5D. Ou seja, ela se divide em momentos 3D, onde a câmera está atrás do personagem, e quando a câmera mostra o cenário de lado, lembrando os primeiros Sonic do Master System e do Mega Drive. Isso também obrigou a mudança de câmera, que era a mesma desde o primeiro Sonic Adventure e já se mostrava defeituosa. Neste jogo, ela não atrapalha em nenhum momento.
Os ataques foram modificados. Agora, se você está correndo e aperta o botão de ataque, você acelera mais ainda e atinge seus inimigos. O impacto os destrói. Ponto positivo para que não quer parar de correr. O desejo de manter a adrenalina até o final é tanta que os puzzles não existem, as fases são curtas e tem seus momentos mais empolgantes quando alguma coisa diferente acontece, como correr em cima de uma baleia.
Do lado do Sonic The Werehog, a jogabilidade se torna mais lenta, com mais puzzles e se parece um pouco mais com os jogos action-melee. É claro sem a violência e multilações destes, mas com controles semelhantes.
O Sonic Team conseguiu realmente recuperar o espírito de Sonic. E até conseguiu melhorar, comparando com as antigas incursões. A entrada do Werehog não foi ruim e na parte gráfica, o jogo faz bem, Destaque também para a trilha sonora, que manteve a qualidade típica da franquia.